O problema com a Vespa da Madeira não pode passar desapercebido pelos produtores, pois os danos causados pela praga são significativos. Por isso a prevenção diante do risco de acabar perdendo parte do investimento da sua produção é fundamental.

Sempre na busca por benefícios para seus associados, o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos em parceria com a Empresa SUPERGEO ENGENHARIA oferece um desconto especial para prestação de serviço de aplicação. A SuperGeo viabilizará todos os trâmites para facilitar os trabalhos.

As doses de nematoides são disponibilizadas através da ACR em parceria com a Embrapa. Para associado Sifc a dose para aquisição também possui desconto

- Todo ano o sindicato se preocupa com essa questão da Vespa da Madeira, pois sabemos que é uma praga que acaba gerando prejuízos para nossos produtores. Por isso, buscamos sempre alertar nossos associados para que façam a prevenção. Para nossos associados, oferecemos uma parceria com a empresa Super Geo Engenharia através de desconto para prestação de serviço para aplicação das doses de nematoide que são disponibilizados através da ACR em parceria com a Embrapa. Alertamos aos nossos produtores para que façam a aplicação e o sindicato está sempre a disposição para buscar soluções para as demandas do setor – Enfatiza o presidente do Sifc, Luiz Feranando Brocardo.

Entenda o que é a Vespa da Maderia
A Vespa da Madeira (Sirex noctilio) é uma espécie indígena da Europa, (Turquia) e Norte da África, pertence a ordem Hymenoptera, família Siricidae. Na década de 40 foi detectada na Nova Zelândia onde causou grandes prejuízos à Silvicultura local. Com o passar dos anos foi migrando para outros países e continentes, chegando ao Uruguai em 1980 e ao Brasil em 1988, sendo que em 1993 foi detectada no Sul do Paraná.
Aspectos biológicos
O prejuízo às árvores é causado pelas larvas do inseto que alimentam-se dos tecidos da planta. Na verdade, as larvas consomem uma espécie de fungo que é introduzido na madeira pelas fêmeas adultas no momento da postura. As fêmeas adultas têm grande percepção química e são atraídas por substâncias emitidas por plantas que encontram-se estressadas. O estado de estresse pode ser provocado por danos físicos, podas acentuadas e principalmente pela falta de manejo adequado.
Danos da vespa da madeira
Os sintomas do ataque da vespa são: respingos de resina; amarelecimento da copa; orifícios de emergência; em madeira desdobrada são encontradas galerias escavadas pelas larvas e manchas azuladas provocadas pelo fungo inoculado pelas fêmeas.

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização

 

Avenida Salomão Carneiro de Almeida, 388 - Sala 56.
Centro - 89520000
Curitibanos - Santa Catarina

Fone: (49) 3241-1338 / (49) 98423-8512