O problema com a Vespa da Madeira não pode passar desapercebido pelos produtores, pois os danos causados pela praga são significativos. Mas mesmo diante do risco de acabar perdendo parte do investimento da sua produção, ainda são poucos os reflorestadores da região de Curitibanos que fazem a aplicação de nematoide em suas florestas.

Sempre na busca por benefícios para seus associados, o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos em parceria com a SuperGeo oferece um desconto especial para prestação de serviço de aplicação. As doses de nematoides são disponibilizadas através da ACR em parceria com a Embrapa. Porém, o prestador de serviço em parceria com o Sifc, irá viabilizar todos os trâmites para facilitar os trabalhos.

Faça uma consulta com o Engenheiro Rodrigo, através do fone (49) 99146-3031 e garanta a preservação da sua floresta!


Entenda o que é a Vespa da Maderia


A Vespa da Madeira (Sirex noctilio) é uma espécie indígena da Europa, (Turquia) e Norte da África, pertence a ordem Hymenoptera, família Siricidae. Na década de 40 foi detectada na Nova Zelândia onde causou grandes prejuízos à Silvicultura local. Com o passar dos anos foi migrando para outros países e continentes, chegando ao Uruguai em 1980 e ao Brasil em 1988, sendo que em 1993 foi detectada no Sul do Paraná.
Aspectos biológicos


O prejuízo às árvores é causado pelas larvas do inseto que alimentam-se dos tecidos da planta. Na verdade, as larvas consomem uma espécie de fungo que é introduzido na madeira pelas fêmeas adultas no momento da postura. As fêmeas adultas têm grande percepção química e são atraídas por substâncias emitidas por plantas que encontram-se estressadas. O estado de estresse pode ser provocado por danos físicos, podas acentuadas e principalmente pela falta de manejo adequado.
Danos da vespa da madeira


Os sintomas do ataque da vespa são: respingos de resina; amarelecimento da copa; orifícios de emergência; em madeira desdobrada são encontradas galerias escavadas pelas larvas e manchas azuladas provocadas pelo fungo inoculado pelas fêmeas.

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização

 

Avenida Salomão Carneiro de Almeida, 388 - Sala 56.
Centro - 89520000
Curitibanos - Santa Catarina

Fone: (49) 3241-1338 / (49) 98423-8512