Na última quinta-feira dia (16) o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (Sifc), através do presidente Luiz Fernando Brocardo, dos diretores Alair Paulo Primon e Geanpaulo Pasa e da Secretária Executiva Priscila Palhano, estiveram participando do lançamento da terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o estado de Santa Catarina.

O anuário é um estudo contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), que divulga dados sobre o setor de base florestal no estado. Santa Catarina apresenta uma área de florestas plantadas de 828,9 mil hectares, sendo 67% ocupada com pinus e cerca de 33% com eucalipto. Os resultados econômicos da silvicultura também chamam a atenção, no último ano, o Valor Bruto da Produção Agropecuária fechou em R$ 1,38 bilhão sem contar o faturamento dos outros elos da cadeia produtiva.

A região serrana por sua vez, responde por 40% das toras da silvicultura no estado, tornando-se assim uma grande produtora de papel, embalagens e de madeira de pinus. O setor florestal tem um papel importante também nas exportações catarinenses. Em 2018, os embarques de produtos de madeira, papel e celulose tiveram um crescimento de 15,5% em comparação ao ano anterior, gerando receitas de US$ 1,4 bilhão. O setor florestal respondeu por 16,6% de toda exportação catarinense no último ano.

- O anuário destaca a grande importância da classe, através destes dados podemos ver como é expressiva a importância do setor de base florestal, pois ouvimos hoje aqui que são 5,6 mil empresas relacionadas ao setor florestal madeireiro em Santa Catarina, que geram mais 90 mil empregos diretos, tudo isso demonstra o grande valor econômico e social da classe florestal - Afirma o Presidente do Sifc, Luiz Fernando Brocado.

Durante a cerimônia de lançamento do anuário aconteceu também a posse da nova diretoria da associação, eleito por aclamação, assume os trabalhos na ACR (2019-2022) o engenheiro florestal Alex Wellington dos Santos.

- Estamos em uma nova era, mais rápida, mais imediata, que exige muito de nós. Assim levantaremos alguns pilares para esta nova gestão: inovação, rentabilidade nas pequenas propriedades, integração de práticas socioambientais, expansão com maior produtividade, experimentos de novas espécies. Sempre buscado o fortalecimento do nosso setor – Declarou o novo presidente, Alex Wellington dos Santos. 

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização

 

Avenida Salomão Carneiro de Almeida, 388 - Sala 56.
Centro - 89520000
Curitibanos - Santa Catarina

Fone: (49) 3241-1338 / (49) 98423-8512