O Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos esteve reunido com autoridades da região e entidades na tarde desta quarta-feira (18) para alinhar um protocolo comum e uniformizar as informações em relação ao Coronavírus.

As recomendações parte da publicação do Decreto Estadual nº 515/2020, que declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em todo o território catarinense.

Sendo assim reunimos as principais DICAS e ORIENTAÇÕES para as indústrias: as indústrias PODEM CONTINUAR OPERANDO, mas deverão operar em sua capacidade mínima necessária. Para o administrativo, recomenda-se atendimentos e reuniões que possam ser realizados por meios remotos e/ou eletrônicos, porém em casa.

O decreto DEVE SER CUMPRIDO, sob pena de infração de LEI: Código Penal, Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

O SIFC destaca as principias ORIENTAÇÕES determinadas e informadas:

• CONVERSEM com os colaboradores, informem que a situação é séria e em ESTADO GRAVE.
• Para quem está trabalhando, RECOMENDA-SE afastamento de 1,5 a 2 metros de distância. E ao chegar em casa, lavar as mãos e a troca de roupa antes de interagir com os demais integrantes da família
• Pedir a colaboração dos trabalhadores para ALETAR seus familiares e amigos próximos que o isolamento é ESSENCIAL para evitar o contagio
• ALETAR que a prática de usar o álcool em gel/álcool é para quem está chegando em postos de trabalhos e residências. Quem estiver em casa, o modo mais eficaz é utilizar sabão e água.
• EVITAR ir no hospital;
• Sentiu os primeiros sintomas a pessoa deve permanecer em ISOLAMENTO EM CASA
• A secretaria da saúde do município equipou o CEI Alfredo Lemser com equipamentos e farmácia para atender os que tenham sintomas de gripe para não tumultuar postos de saúde e hospital;
• Pessoas com sintomas maiores como febre deverão se dirigir ao CEI Alfredo Lemser (próximo da Ceccato) que estará com a estrutura pronta para atender casos com sintomas de “gripe”, com horário de atendimento de segunda à sábado das 8h as 22hs
• Há também uma central de atendimento e orientação à pessoas com sintomas pelo fone (49) 3245-7818. Essa medida evita que a pessoa precise se deslocar.
• TRABALHADOR da indústria que está com sintomas, recomenda-se passar por uma avaliação pelo médico do trabalho da empresa, para que esse possa definir o isolamento ou o direcionamento para unidade do CEI Alfredo Lemser.
• Conforme orientação da saúde estadual, os velórios terão o número máximo de 10 pessoas no local.
• EVITAR a propagação de FakeNews.
• Por isso, ficou previsto que o atendimento a população será realizado no Centro Integrado e Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catariana - CIGERD, mas apenas por telefone. A linha disponível para atendimento é (49) 3412-3323 com funcionamento de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

Todas as medidas serão NECESSÁRIAS para impedir que se alastre o vírus, gerando grande contaminação.

A comunidade ainda é resistente ao isolamento, mas cabe a cada um de nós auxiliar na fiscalização e GERAR A CONSCIENTIZAÇÃO.

Vamos tentar manter as coisas da melhor maneira possível, estamos economicamente afetados, ainda nos recuperando do último ano, para tentar manter a indústria aberta, realizando as recomendações necessárias e orientando os funcionários. Cada trabalhador que apresentar qualquer sintoma, já será afastado – Destacou o presidente do Sifc, Luiz Fernando Brocardo.

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização

 

Avenida Salomão Carneiro de Almeida, 388 - Sala 56.
Centro - 89520000
Curitibanos - Santa Catarina

Fone: (49) 3241-1338 / (49) 98423-8512