Nesta segunda-feira (25), o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (Sifc) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Curitibanos estiveram em conferência para debater os novos pisos e reajuste salarial da negociação da Convenção Coletiva 2020/2021.
Durante a primeira reunião ocorrida em abril, respeitando os protocolos de cuidados e prevenção ao Covid-19, os sindicatos decidiram aguardar a publicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao mês de abril, período este que, fariam suas assembleias para reunir informações com a classe e para avaliar seus parâmetros e continuidade da negociação
Com a publicação do índice, as negociações foram concluídas e estabelecidos os novos pisos salariais. Com data base em 1º de maio, os novos pisos da categoria começam a ser pagos em junho.
– Hoje o mundo está passando por uma situação econômica delicada, tendo em vista que nossa entidade frisa sempre o nosso associado em todas as áreas, principalmente no desenvolvimento das empresas. Por mais que o momento seja incerto, a maioria dos nossos associados votou pela continuidade do reajuste salarial, que irá começar a partir do mês de junho – Explicou o presidente do Sifc, Luiz Fernando Brocardo.
Confira o novo piso das categorias
Para os trabalhadores nas indústrias de serrarias, carpintarias, tanoarias, madeiras compensadas, aglomerados e chapas de fibra de madeira, o Piso Salarial passará a ser de R$ 1.216,51 (mil duzentos e dezesseis reais e cinquenta e um centavos)
Para os trabalhadores nas indústrias de marcenarias e móveis com predominância em madeira, o Piso Salarial passará a ser de R$ 1.241,30 (mil duzentos e quarenta e um reais e trinta centavos)
Para os demais, o reajuste ficou estabelecido em 2,46%. Já as outras cláusulas permaneceram inalteradas.