Esse ano, a produção do Nematec (nematoide) produto utilizado na prevenção e combate, foi interrompida devido a pandemia do Covid-19, acarretando atrasos no cronograma de aplicações. Já retomada a produção pela Embrapa Florestas, empresa que desenvolve o Nematec, o Sifc reforça a importância de realizar as inoculações o mais breve possível. 

 - Estamos em meio a um clima chuvoso, por isso é preciso um planejamento breve para alinhar o controle, pois também estamos com tempo reduzido de trabalho. A praga fora de controle, pode provocar inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, por isso é imprescindível realizar o controle, e alertar os colegas próximos de nossas áreas para também fazer – enfatiza o presidente do Sifc, Luiz Fernando Brocardo.

Em Santa Catarina, o controle para a distribuição do produto acontece exclusivamente através da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR). As empresas devem fazer a solicitação através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Empresas e produtores podem adquirir o Nematec pelo preço de R$ 110 por dose, além das despesas de frete. A distribuição de doses vai até o dia 1º de setembro, com data de pedido limite em 27 de agosto.