Fortalecer o setor de base florestal e mostrar a força da Indústria foi o objetivo do Sindicato da Indústria Florestal da Região de Curitibanos (SIFC) que através do seu presidente, Luiz Fernando Brocado, realizou uma rodada de visitas aos Vereadores eleitos do município e ao Secretário da Indústria Comércio e Turismo. No início da semana, o presidente já havia realizado a mesma visita ao executivo de Curitibanos.
Segundo Brocardo, manter o diálogo com autoridades do município é imprescindível para buscar pleitos que fortaleçam o setor.
– Nosso objetivo era mostrar aos nossos vereadores e ao secretário a força da Indústria e como ela é importante para o desenvolvimento do município. Hoje o movimento econômico ultrapassa os 50%, e isso é resultado da Indústria. Uma indústria mantem empregos, faz gerar a economia no comércio e ainda auxilia outros setores, como a saúde e a educação, uma vez que toda empresa busca qualificar seu colaborador e promove a área de saúde e segurança do trabalho – Destaca Luiz Fernando Brocardo.
No estado, segundo levantamento da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), em 2019, a indústria de base florestal registrou cerca de 90 mil empregos diretos, gerando R$ 137,6 milhões em tributos. Outro ponto relevante levantando pelo presidente do SIFC é a contribuição ao meio ambiente, pois toda propriedade tem área de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL). Conforme a ACR, o setor de base florestal catarinense é responsável pela proteção e preservação de cerca de 553 mil hectares de florestas nativas.
– Os dados apresentados são relevantes e demonstram a importância do setor florestal, desde a transformação em produtos que são base para toda sociedade até a promoção do desenvolvimento regional através de seus impactos socioeconômico – Finalizou Brocardo.