O Sindicato da Indústria Florestal da Região de Curitibanos (SIFC), através do Diretor Fábio Casagrande Calomeno, esteve presente na noite desta quinta-feira (22), no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria da Madeira Catarinense e seus derivados e apresentação do projeto Reflora Alto Vale.

O encontro promovido pelo grupo Sindimade/Floema, expôs a preocupação do setor e do Alto Vale em elaborar um projeto para fomentar o plantio de novas florestas, com o objetivo de acelerar a silvicultura na região, promovendo a articulação da indústria madeireira com produtores rurais e demais setores. 

- Reforçamos o apoio do SIFC nessa iniciativa do nosso grande parceiro, grupo Sindimade/Florema, e pela união e presença das autoridades e empresários que puderem ver a preocupação do setor que sente a falta da matéria-prima - Enfatizou o diretor Fábio Casagrande Calomeno. 

O grupo,  preocupado com o volume de madeira em tora de eucalipto e pinus que vêm sendo exportadas de forma descontroladas, está elaborando um projeto para fomentar o plantio de novas florestas. 

- Estamos preocupados com a matéria-prima de hoje e do futuro, a indústria de base florestal é importante para Santa Catarina, tanto na empregabilidade como na economia do estado, portanto precisamos de forma contínua de programas de fomento florestal, para que as indústrias não fiquem desabastecidas, e esse pré projeto vem com esse intuito - Declarou o presidente do grupo Ricardo Rozene Rossini.

Estiveram presentes também os Deputados Estaduais Milton Hobus, Nilso Berlanda, Ivan Naatz, empresários do setor, representantes do Sistema FIESC e a gerente Regional da Epagri Leliane Valéria de Souza.