Foi realizado nesta quinta-feira (21) o VIII° Seminário Regional Florestal que contou com a presença de empresários, autoridades e acadêmicos. O evento aconteceu pela manhã no auditório da Universidade do Contestado e dentre os temas abordados está a formação de pomares com Araucária para produção de pinhão, e o setor econômico de base florestal. O encontro é promovido pelo SIFC em parceria com a Epagri e a Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC.

O evento contou com palestra do engenheiro André Zonta que abordou sobre as perspectivas, oferta e demanda do setor madeireiro, tema que tem preocupado bastante o setor. Durante o encontro, empresários debateram o assunto com sugestões e formas de buscar alternativas para o mercado.

Outro palestrante foi o Doutor Ivar Wendding da Embrapa Florestas que trouxe a questão sobre a Araucária, suas particularidades, processo para enxertia e formação de pomares para a produção de pinhão.

– Mais uma vez, o sindicato realizou um evento importantíssimo para o setor. Nosso objetivo é manter nossos associados sempre bem informados com as perspectivas do mercado e as novidades para o fomento do setor madeireiro. Agradeço a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento – Destaca o presidente do sindicato, Luiz Fernando Brocardo.

Durante a tarde foi realizada visita técnica na Área Experimental Florestal da Universidade Federal de Santa Catarina de Curitibanos.