Desde 2022, a Coordenação Geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho (CGSST) iniciou a Ação Especial Setorial (AES) com foco na regularização da proteção das máquinas e equipamentos presentes na indústria da madeira nacional (CNAE 1610-2/03) a fim de prevenir acidentes de trabalho no segmento.
O setor com alta empregabilidade, também é apontado com alto índice de frequência e de gravidade de acidentes de trabalho. Por isso, as ações representam um modelo estratégico de atuação da Inspeção do Trabalho, que visa uma abordagem proativa, preventiva e saneadora, tendo por base o diálogo setorial objetivando a prevenção de acidentes de trabalho no segmento por meio da regularização e proteção das máquinas e equipamentos presentes na indústria da madeira.
Para as indústrias é de grande importância que atendam à Notificação Especial Setorial (NES), onde estarão elencadas as adequações necessárias para a prevenção de acidentes envolvendo suas máquinas e equipamentos.
Para manter o associado informado, o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos – SIFC, irá promover um encontro a fim de esclarecer dúvidas para que as indústrias possam antecipar suas ações e regulamentações.
- Estaremos fazendo esse encontro com nosso associado para que exista espaço para o saneamento de eventuais dúvidas frente a complexa legislação trabalhista e às Normas Regulamentadoras, as NRs, e consequentemente, os caminhos para a execução das adequações vigentes – Explica o presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocardo.
O encontro acontecerá em março e será com o objetivo de apresentar os procedimentos e de fornecer aos representantes dos empreendimentos madeireiros orientações com relação ao cumprimento e regularização dos requisitos que constam na Notificação Especial Setorial.
Clique aqui e saiba mais sobre a Ação Especial Setorial na Indústria da Madeira.