FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Na noite desta terça-feira (21) o Sindicato da Indústria Florestal da região de Curitibanos reuniu associados para uma reunião de trabalho. A pauta principal foi adequação da NR12, requisitos específicos para segurança e os impactos para a indústria.

Desde 2022, a Coordenação Geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho (CGSST) iniciou a Ação Especial Setorial (AES) com foco na regularização da proteção das máquinas e equipamentos presentes na indústria da madeira nacional. Com isso, toda indústria receberá a Notificação Especial Setorial (NES), onde estarão elencadas as adequações necessárias para a prevenção de acidentes envolvendo suas máquinas e equipamentos.

O encontro possibilitou aos associados conhecer os procedimentos e fornecer informações e orientações com relação ao cumprimento e regularização dos requisitos que constam na notificação. O não cumprimento pode acarretar em aplicação de penalidades.

 - Nosso objetivo era trazer especialistas do sistema FIESC/SESI para além de reforçar a importância da segurança nas máquinas e equipamentos, também expor as medidas exigidas pela norma, já que toda indústria irá receber a notificação. Entendemos o que a empresa precisa fazer para se adequar, pois nossa principal preocupação é a saúde e a segurança do nosso colaborador. – Destacou o presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocado.

Além da NR12, o SIFC apresentou os principais trabalhos desenvolvidos através de uma mesa redonda que permitiu também os associados discutir o panorama econômico atual e as dificuldades enfrentadas pelo setor.

 

NR 12

A Norma Regulamentadora Nº12 ou NR 12 é a norma que é dedicada à segurança no trabalho e consiste em um conjunto de procedimentos de segurança direcionados para o transporte, instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho.