Na noite desta quinta-feira (29), o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (SIFC) reuniu associados para uma reunião de trabalho.
O presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocardo trouxe aos associados um resumo de sua viagem a FIESC, e fez uma atualização sobre as reformas trabalhista e tributária e as suas influências sobre a indústria.
Presente na reunião o associado e empresário Daniel Berneck falou sobre o mercado florestal e seus comportamentos no mundo.
- Hoje o segmento da madeira vive um momento de incertezas e é preciso ter cautela. O cenário global de juros altos reduziu o consumo, e fatores como a guerra na Ucrânia e a condução do novo governo federal contribuíram para a desaceleração do setor de base florestal. Apesar do cenário de incertezas, estamos trabalhando com cautela e buscando novos mercados e trabalhando também para baixar os custos – Destacou o empresário Daniel Berneck
Depois de ganhar forte impulso e crescimento durante a pandemia, o setor florestal de Santa Catarina passa por um período de desaceleração. Desde o segundo semestre do ano passado, está havendo uma normalização da demanda. Os números da produção brasileira em 2022 ainda não foram divulgados, mas as exportações de pinus serrado, recuaram 8,5% no ano passado. A alta de 4,5% no valor dessas exportações, não foi suficiente para compensar os custos, afetando o resultado do setor de base florestal.
Para o presidente do SIFC, a reunião foi bastante importante para os empresários trocarem informações sobre o mercado e os problemas que a indústria vem passando.
- Esses encontros com nossos associados são importantes para debatermos temas relevantes, ouvir hoje o Daniel Berneck, nos fez compartilhar as dores do setor e ao mesmo tempo, buscarmos uma maneira de baixar nossos custos, buscar novas oportunidades enquanto esperamos o cenário econômico mundial se reacender. – Comentou o presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocardo.