A busca por maior eficiência na produção e uso de recursos tem se tornado uma prioridade para empresas em diversos setores, incluindo a indústria madeireira. Pensando nisso, na noite da última terça-feira (10) o Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (SIFC) reuniu associados para uma reunião de trabalho, com o tema em pauta “Oportunidades em Eficiência Energética no setor Madeireiro”.
As indústrias de madeira enfrentam desafios específicos relacionados à produtividade e ao consumo de energia. No encontro, foi possível conhecer as práticas mais eficientes e sustentáveis, desde a atualização dos equipamentos até a automação industrial, como estratégias que visam otimizar os processos, reduzir desperdícios e minimizar o impacto ambiental, levando a uma operação mais rentável, sustentável e competitiva.
Na oportunidade também foi apresentado para as indústrias o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhado, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do município que visa o acesso a prevenção à saúde do trabalhador.
- Desenvolvemos mais uma reunião de trabalho em parceria com a equipe da FIESC, com um tema importante para as indústrias, destacando a importância de otimizar processos para evitar o desperdício de energia dentro do processo produtivo. Também destacamos o programa de prevenção à saúde do nosso colaborador, importantíssimo para prevenir de pequenas as mais severas doenças. – Enfatizou o presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocardo.
Durante o evento também houve o lançamento da 16º Codornada Florestal e Exposul Florestal, feira e exposição de máquinas florestais, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.